«Condor» sobrevoa<br>América Latina

Milhares de pessoas acompanharam, dia 5 de Março, o funeral da coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH), Berta Cáceres, assassinada na quinta-feira, 3 de Março, em sua casa. O cortejo fúnebre transformou-se numa manifestação de exigência de justiça e numa condenação da atitude do governo liderado por Juan Orlando Hernández, que tarda em investigar cabalmente o caso.

A execução de Berta Cáceres, de 44 anos, líder política com papel relevante na contestação a projectos hidroeléctricos e de exploração mineira que colocam em causa o equilíbrio ambiental, a biodiversidade, e os direitos das comunidades originárias à terra e aos recursos naturais, bem como no combate ao golpe de Estado que em 2009 derrubou o então presidente eleito das Honduras, Manuel Zelaya, foi condenado por diversas entidades e organismos de defesa dos direitos humanos, incluindo as Nações Unidas.

Uma semana antes do homicídio, Berta Cáceres denunciou a liquidação de quatro activistas indígenas. A Comissão Inter-americana de Direitos Humanos havia pedido às autoridades hondurenhas a protecção de Berta Céceres, múltiplas vezes ameaçada.

Paralelamente, durante o mês de Março, nove camponeses e sete dirigentes políticos e sociais, entre os quais William Castilho, foram assassinado na Colômbia. No mesmo período, três dirigentes da Marcha Patriótica foram presos.

A confirmar que o «Condor» [nome da operação de liquidação de oposicionistas executada no século passado pelas ditaduras fascistas latino-americanas com o apoio dos EUA] volta a voar sobre a América Latina, também na Colômbia foi assassinado o jovem comunista Klaus Zapata.

 



Mais artigos de: Internacional

Bloqueio e Guantánamo<br>ensombram visita

Barack Obama concluiu, anteontem, a primeira deslocação de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos. Da visita histórica sobressaem o país e o seu povo como exemplos de dignidade.

Brasileiros garantem:<br>«não vai ter golpe!»

As manifestações convocadas pela Frente Brasil Popular (FBP) reuniram, sexta-feira, 18, cerca de um milhão e 350 mil pessoas em todos os estados do Brasil em defesa da democracia, calcularam os promotores.

PCP solidário com<br>o povo do Brasil

O Partido Comunista Português emitiu, na quinta-feira, 17, uma nota em que reage aos recentes acontecimentos no Brasil, a qual publicamos na íntegra: «Os recentes desenvolvimentos no Brasil não podem ser desligados do aprofundamento da crise do capitalismo que marca a...

Firmeza contra Santos

Mais de dois milhões de colombianos mobilizaram-se, dia 17, em todo o país contra a política neoliberal de Juan Manuel Santos. Os organizadores da greve apresentaram ao governo um caderno reivindicativo.

O homem na jaula

No Verão de 1906, o número de visitantes do Jardim Zoológico do Bronx triplicou. Segundo os registos oficiais do Zoo nova-iorquino, durante o mês de Setembro, eram mais de 40 mil os curiosos que, diariamente, pagavam bilhete para ver a jaula com os próprios...